segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Igreja em Células: Sim ou não?

Igreja em Células: Sim ou não?

Publicado em: 17/08/2010, na categoria: Artigos


(Teste desenvolvido por Bill Beckam*) – O que se segue é um teste desenvolvido por Bill Beckham, famoso pesquisador sobre igreja em células. Ele chamou o seu teste de “Igreja em Células, sim ou não?”
Ele diz que muitas igrejas têm pequenos grupos de pessoas se reunindo semanalmente como parte de seus programas. Isto significa que elas são igrejas em células? Não, não realmente. O teste de perguntas a seguir foi desenvolvido por William A. Beckham ajuda a diferenciar entre uma igreja em célula e aquelas com estrutura e terminologia semelhantes, porém dinâmicas muito diferentes.

O teste institucional: A igreja é um organismo vivo ou uma organização? Se você tivesse que acabar com o culto do domingo pela manhã e com o prédio, a igreja sobreviveria?

O teste da célula: O pequeno grupo é considerado a igreja em natureza, propósito e força? A igreja vê o pequeno grupo como a comunidade cristã básica? As pessoas têm problemas em chamar o pequeno grupo de igreja? O próprio Paulo não tinha problemas em chamar os grupos nas casas de igrejas.

O teste da fotocópia: A igreja pode se reproduzir? O modelo é transferível? Este não é um teste numérico, mas um teste de natureza e de vida.

O teste da simplicidade: A igreja é complexa em sua constituição e estrutura? É preciso uma pessoa de tempo integral para fazê-la funcionar? Uma igreja em células continuará a operar por meio de uma liderança de células simples mesmo que o esquema administrativo de governo desapareça.

O teste da Multiplicação: A igreja mostra esperança de se multiplicar? Ou a estratégia é baseada apenas na adição de novos membros? As células podem se multiplicar sistematicamente porque o ponto de crescimento acontece no nível integrado das células.

O teste adulto: A igreja alcança novos convertidos adultos? Ou apenas nascem novas crianças filhas dos crentes, as quais se tornarão os novos membros?

O teste da perseguição: A igreja sobreviveria se fosse forçada a ficar subterrânea? Ela viveria sem a proteção institucional? A igreja em células sobreviverá por meio dos princípios do Novo Testamento, não importa o que aconteça em termos políticos, sociais, econômicos ou internos.

http://www.visaomda.com/igreja-em-celulas-sim-ou-nao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário